Você sabe o por que se deve trocar o filtro quando se troca o oléo?
A troca de óleo está entre os itens mais importantes a serem realizados na revisão do carro. Afinal, negligenciar essa demanda pode trazer sérios problemas para o motor, o que representaria um elevado custo de reparo.
* O mais indicado é trocar Oléo e Filtro juntos.
* O óleo do motor é responsável por lubrificar as peças, ou seja, ele faz com que a movimentação das mesmas aconteçam da forma correta, impedindo danos ao motor.
* Um mau funcionamento da lubrificação do veículo pode causar o rompimento de determinadas peças e também de superaquecimento do sistema.
* Já a função do filtro de óleo é reter impurezas que podem prejudicar o funcionamento do lubrificante de reduzir o atrito entre as peças do motor.
* Deste modo, quem troca o óleo do motor do carro e não troca também o filtro está prejudicando o “trabalho” do óleo limpo que acabou de ser trocado. É como tomar banho e não trocar de roupa.
* O descaso com o filtro prejudica peças como anéis e pistões e acabar fundindo o motor, nos casos mais extremos. Em resumo, os danos ocorridos nessas peças podem fazer o motorista gastar mais do que a economia gerada por não trocar o filtro.
* Apesar de cada veículo ter sua própria especificação, a recomendação geral é que a substituição de óleo e filtro seja feita ao mesmo tempo, já que todo óleo que lubrifica o motor passa pelo filtro, que retém impurezas como partículas de metal geradas pela fricção das peças móveis do motor e partículas derivadas da combustão.
VOLTAR